Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

PROFº ALEXANDER UTILIZA FILMES PARA TRABALHAR O CONTEÚDO

Neste mês de junho, o professor de História, Alexander Gomes, trabalhou uma série de filmes pertinentes aos  conteúdos de suas aulas. 

A turma 1902, nono ano, assistiu ao filme “Hotel Ruanda”, um filme de Terry George baseado em fatos reais, que retrata um dos episódios mais sangrentos da historia dos conflitos étnicos na África entre as etnias hutus e tutsis. Em 1994, 32 anos após a independência de Ruanda, cerca de 1 milhão de ruandeses morreram no conflito.

O professor Alexander também trabalhou o filme “A Guerra do Fogo”, de Jean-Jacques Annaud com a turma 1602, sexto ano. O filme trata de dois grupos de hominídios pré-históricos: um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo.  Nesse filme, o professor aborda os conteúdos da matéria como diferenciação cultural, o desenvolvimento dos grupos humanos, a luta pela sobrevivência dos homens que viviam na Pré-História, nomadismo, sedentarismo, o domínio da natureza pelo Homem, o uso de instrumentos para a caça de animais, o uso do fogo e sua importância em termos simbólico e material etc.

Como culminância, o professor realiza debates sobre o filme trabalhado e os discentes, no final, realizam produção textual relatando o que VIRAM, OUVIRAM e SENTIRAM ao assistirem ao filme.

O professor Alexander ainda pretende trabalhar os filmes “Joana D’Arc”, com interpretação de Leelee Sobieski; “Shakespeare Apaixonado”, com Gwyneth Paltrow; e, “Olga”, interpretado pela atriz brasileira Camila Morgado. Isso em parceria com a professora de Português e Inglês Tânia e com a professora Amanda a fim de RETRATAR O PAPEL DA MULHER NA HISTÓRIA, desenvolvendo atividades para o “Projeto S2 Mulher: um ato de coragem”.




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É bastante enriquecedor o uso de recursos variados nas aulas. O filme ajuda a atualizar a ideia que fazemos de uma realidade desconhecida.

    Abraços,

    Mônica Grecoff - CP

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. AGUARDE A PUBLICAÇÃO.