Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PROJETO S2 MULHER PROMOVE PALESTRA NA ESCOLA

Os professores Alexander Gomes (História), Amanda Melo (História), Beatriz Lopes (Ciências),  Solange (Matemática e Acelera), Tânia Regina (Língua Portuguesa e Inglês), Tatiana Mariz (Língua Portuguesa), com o apoio da Coordenação Pedagógica, Direção da Escola e da Coordenadoria da 5º CRE, organizaram e promoveram o evento: “S2 Mulher: um ato de coragem!”. O objetivo era iniciar um projeto que visa proteger e orientar os adolescentes, principalmente as meninas, quanto aos cuidados que devem ter na relação sexual.
O evento contou com a presença da Coordenadora da 5º CRE, Celia Napole, assim como Desirré Costa, Kátia Pedro e Maria das Dores do Amaral. Estavam presentes ainda professores e direção da Escola, alunos do 8º e 9º ano, assim como a enfermeira palestrante, Larissa Melo e a representante do Rio Educa, Regina Bizarro.
 Os alunos do 8º ano, Bianca Pinto, Cyan Santos e Misael Ferreira fizeram a cobertura jornalística do evento e produziram os textos a seguir.

PROJETO S2 MULHER PROMOVE PALESTRA NA ESCOLA

“No dia 18 de maio, ocorreu na Escola Municipal Maestro Pixinguinha uma palestra sobre a prevenção da gravidez e doenças com a enfermeira palestrante Larissa Melo.
Adolescência, uma fase em que a gente não se entende e acaba ocorrendo a primeira relação sexual. Nela a prevenção da gravidez é importante, mas as DST’s (doenças sexualmente transmitidas) são ainda mais preocupantes.
As doenças Herpes Genitais e Hpv (câncer de útero) são doenças que não têm cura, porém têm tratamento. Quanto à gonorreia, a pessoa não consegue urinar normalmente, ocorre tanto no homem quanto na mulher. A linfogranuloma começa com uma ferida no pênis ou na Vagina. A doença mais comum entre as mulheres é a candidíase. A aids é transmitida por meio de relações sexuais e transferência de sangue .
Com o uso da camisinha podemos prevenir essas doenças e a gravidez, que também pode ser prevenida com o uso de pílulas.
O uso da camisinha não é só obrigação do homem, mas sim da mulher também, pois existem camisinhas femininas e masculinas.”
Por Bianca Pinto

O aluno Misael Ferreira fez algumas entrevistas e conseguiu as seguintes declarações:

“A escola é bem organizada e bonita, além disso, achei ótimo o evento porque ajudará os alunos a entender mais sobre a gravidez.” – Larissa Melo (enfermeira palestrante)
“Estou muito feliz em ver a escola bonita. O projeto S2 Mulher é muito importante para a educação dos jovens.” – Celia Napole (coordenadora da 5º CRE)
Desirré Costa ressaltou o quanto a escola melhorou e, assim como Maria das Dores do Amaral, falou da importância do projeto para os adolescentes.

A aluna Cyan Santos tirou fotos do evento:

Abertura do evento com Diretor José Roberto e Coordenadora da 5º CRE, Celia Napole.

As Coordenadoras Maria das Dores Amaral e Mônica Grecoff. 

Alunas leram para os colegas a lei "Maria da Penha"!

A enfermeira Larissa Melo ministrando a palestra e os organizadores do evento. 

Os bastidores da nossa cobertura jornalística.




O projeto contou ainda com uma matéria especial no portal Rioeduca com todas as fases e objetivos: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2226
A responsável pela publicação, Regina Bizarro, produziu ainda um lindo vídeo:

Um comentário:

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. AGUARDE A PUBLICAÇÃO.