Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PARA NUNCA MAIS ESQUECER... NEM REPETIR

          ALEKSANDER HENRYK LAKS, o "brasileiro" que nasceu na Polônia, emocionou a todos, no último dia 1º, em palestra/depoimento na Escola Maestro Pixinguinha. Alunos, professores, funcionários e convidados presentes tiveram contato com a história-viva. Aleksander viveu na pele todos os horrores que os nazistas impuseram aos que passaram pelos campos de concentração. Nascido em 1927, segue, incansável, cumprindo a missão que recebeu de seu pai: contar. "Vou às escolas e universidades para dar meu testemunho da atrocidade nazista. Cada vez que conto, revivo todos os sofrimentos que senti na época, mas, apesar de toda a dor, não deixo de contar."
          Mesmo tendo sofrido muito, Sr. Laks não é uma pessoa amarga; ao contrário, sua simpatia chega a ser contagiante. "Preocupo-me com a nova geração. Espero que o meu passado não seja o futuro das gerações que estão por vir."
          Toda a comunidade da Escola Municipal Maestro Pixinguinha está de parabéns por mais esta excelente atividade, que desta vez teve a chancela de nossos professores de História, Alexander de Souza Gomes e Amanda Melo Mathias. O objetivo maior foi o de estimular nossos jovens adolescentes para a reflexão sobre direitos humanos, racismo, discriminação e antissemitismo no mundo atual.

http://www.youtube.com/watch?v=BdzjEDAnqAw&feature=em-share_video_user

ESTE LINK LEVARÁ VOCE PARA ASSISTIR A UMA PARTE DA PALESTRA DO SR .LAKS